Instituto Amazônia realiza curso de Boas Práticas de Manejo da Castanha em Amaturá
Com o objetivo de levar conhecimento aos produtores do município de Amaturá, o Instituto Amazônia realizou o curso de Boas Práticas de Manejo da Castanha- do- Brasil, na comunidade Indígena Nova Itália, localizada na margem esquerda do Igarapé Acuruí.
No curso, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas adequadas de coleta, quebra, seleção das amêndoas, lavagem, transporte e armazenamento, tendo como êxito a boa qualidade dos produtos a serem comercializadas. De acordo com o técnico agropecuário, Jonas Cicero de Oliveira, as técnicas adotadas evitam que as castanhas não fiquem impróprias ao consumo humano. “Como, por exemplo, evitando que as amêndoas não fiquem “rançosas” e nem que durante o processo, desde a coleta até a venda do produto, o mesmo seja contaminado por fungos e bactérias”, revelou Jonas, dizendo ainda que também foi levado ao conhecimento dos extrativistas tratos silviculturais para seus castanhais e a melhor forma de ser realizado.
Também foi realizada Demonstração de Método, na comunidade de Porto Gama, de Uso de Defensivos Alternativos Caseiros no controle das pragas das hortaliças. Na ocasião, os comunitários aprenderam como preparar a solução e a manusear, com o objetivo de combater a pragas e doenças sem prejudicar a saúde dos agricultores, garantindo assim a sua segurança alimentar.