Instituto Amazônia realiza curso de Boas Práticas do Manejo de Cipó em Carauari

carauari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural do município de Carauari, o Instituto Amazônia, em parceria com o IDAM, realizou curso de Boas Práticas do Manejo de Cipó- titica, aos produtores das comunidades Sororoca e São José, onde orientou e mostrou aos coletores, técnicas para vibilizar a produção sustentável de produtos florestais não madeireiros ao mesmo tempo incentivando-os a manter a diversidade das espécies nativas, bem como processos e serviços ecológicos essenciais para garantir que as normas de manejo florestal sejam respeitadas e aplicadas constantemente conforme as legislações vigentes.

O curso foi ministrado com aulas teóricas e práticas, onde foram abordadas questões como a importância ecológica, manejo, importância econômica, delimitação de área, melhores práticas e a importância do uso de equipamento de proteção como segurança. Já na parte pratica foi delimitada área e coleta do cipó-titica.

Na ocasião da visita, foi realizado diagnóstico prévio das comunidades, que fazem parte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS UACARI), cuja principal fonte de renda vem do extrativismo do cipó – titica, na produção de vassouras.

Também foram feitos atendimento aos produtores das diversas áreas de atuação, com emissão de DAP- A e recomendações técnicas, bem como visitas nas casas dos beneficiários do Plano Brasil Sem Miséria.

Facebook

Links