Instituto Amazônia realiza curso de Extração de Látex no município de Manicoré

Em parceria com a SEPROR, CNS e AMACBS (Associação de Moradores Agroextrativistas da Comunidade de Bom Suspiro), o Instituto Amazônia realizou o curso de Extração de Látex no município de Manicoré. O curso foi ministrado pela Técnica Florestal Alberta Auxiliadora para 32 extrativistas da Associação de Bom Suspiro das comunidades do Rio Madeira, sede do município e do Rio Marmelos.

A capacitação contou com uma parte teórica, onde os extrativistas tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas, bem como dividir suas experiências. Já na parte prática, os participantes realizaram a extração do látex, e foram orientados quanto a importância da retirada do cipó, do combate ao cupim e limpeza das árvores.

Também foi realizada viagem para a comunidade de Liberdade, localizada na região de Ilha de Onças, com o objetivo de realizar uma reunião com os beneficiários do Plano Brasil Sem Miséria. Também foram realizadas visitas técnicas para acompanhar e orientar os agricultores quanto as atividades do projeto de estruturação da família, bem como cadastros das Unidades de Produção Familiar – UPF´s, com os pontos de georeferenciamento das áreas onde os agricultores trabalham seus plantios, entregas das DAP´s e carteiras de produtor rural.

Foram atendidas mais de 50 famílias das comunidades de São José, Urumatuba, São Sebastião e Boa Esperança.

Já na estrada do Inajá, km 2, foi dada, ao agricultor que solicitou a visita, orientação quanto ao plantio de melancia em área de terra firme, no início do período chuvoso, bem como recomendação de modo e época de aplicação dos adubos e sobre tratos culturais. Além de melancia, o agricultor possui criação de pequenos animais (aves), no entanto, diversifica a produção do sítio cultivando algumas frutíferas como banana e abacaxi.

 

Facebook

Links