Instituto Amazônia realiza em Beruri oficina sobre Castanha do Brasil e faz doação do produto
Em Beruri, o Instituto Amazônia e o IDAM realizaram oficina de “Mapeamento da Cadeia de Valor da Castanha do Brasil” e doação de castanhas para a Secretaria de Ação Social, que distribuiu entre as famílias do município.
A oficina foi ministrada pelo técnico do Instituto e IDAM/Central Luiz Rocha e pela Gerente de Produtos Não Madeireiros do DATEF/IDAM Vanessa Silva. A Oficina contou com a participação de 15 pessoas que trabalham diretamente na Cadeia Produtiva da Castanha do Brasil, que vai do extrativista ao consumidor.
Na oficina foi feito o mapeamento pelos participantes e explicado qual é a atividade do produtor, mencionado desde a limpeza da área de coleta até a pré-seleção da castanha, quem são os compradores da produção, como é feito a logística para a usina ou outros locais, quais as etapas de beneficiamento da castanha, para que tipo de comércio é distribuído e como chega até o consumidor. Nessas etapas também foram mencionadas as instituições reguladoras.
Na oficina foram observados quais os pontos que ainda precisam ser melhorados na cadeia produtiva. Uma das principais atividades realizadas foi uma visita a Usina de Beneficiamento de Castanha do Brasil, que fica no Município de Beruri. Os extrativistas observaram todo o processo de beneficiamento da castanha e ao final viram seu produto, a castanha in natura, com o valor agregado.
Em julho, ainda foi assinado o Contrato da Venda da Castanha do Brasil para a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento foi realizado para formalizar o contrato de venda da castanha do Brasil, beneficiada na Usina de Beruri, com a CONAB, que através do projeto do PAA, fez a doação simultânea para a Secretaria de Ação Social. Foram doados 5980 Kg, que beneficiou as famílias cadastradas no programa bolsa família do município.