Instituto Amazônia realiza serviços de ATER na Unidade Demonstrativa de Meliponicultura, em Urucará

Com o objetivo de orientar os produtores de mel do município de Urucará, técnicos do Instituto Amazônia realizaram serviços de ATER na Unidade Demonstrativa de Meliponicultura no CETRU. Na ocasião foram feitas vistorias nas colmeias e manutenção, bem como Demonstração de Método coletando mel, usando uma pequena máquina aspiradora, a qual pode ajudar os pequenos meliponicultores do município, já que o mel é retirado de forma higiênica, gerando melhor qualidade ao mesmo.

Já nas colônias agrícolas de São João e Boa Vista, os agricultores foram orientados quanto às técnicas de colheita de guaraná. Na ocasião, dois técnicos da AFEAM fizeram visitas em algumas UPF’s dos cooperados da Cooperativa Agrofrut, com objetivo de verificar a safra de guaraná. Na comunidade Marajazinho, além da verificação in loco da safra de guaraná, foi avaliado também o resultado dos tratos culturais feito anteriormente, assim como a incidência de Tripes (Liotrhips adisi), praga que tem afetado bastante a safra.

Na Unidade Local foram realizados atendimentos aos agricultores familiares, pecuaristas, jovens, mulheres rurais e pescadores, referente a orientações sobre crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, e Agência de Fomento do Estado do Amazonas – AFEAM, em especial o crédito emergencial tendo como beneficiários os atingidos pela enchente do rio. Outros serviços como adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e renegociação de dívidas com agentes financeiros Banco da Amazônia – BASA e AFEAM também foram realizados, bem como orientação técnica para produção rural sustentável no município.

Instituto Amazônia reúne com Cooperativa, IDAM e Coca-Cola para definir ações de projeto de sustentabilidade

Foi realizada reunião entre a Cooperativa, o IDAM e a Coca-Cola para organizar a agenda de ações de ATER para o projeto piloto de sustentabilidade na cultura do guaraná com objetivo de melhorar a produtividade. Posteriormente foi realizada nova reunião com para avaliar as ações de ATER realizadas no período de 2014 e planejar novas ações para serem realizada em 2015 com um numero maior de beneficiários produtores de guaraná.

Facebook

Links