Instituto Amazônia realiza visita a piscicultores do Careiro Castanho
Em visitas de ATER realizada aos piscicultores do município do Careiro Castanho, localizados na Rodovia Federal BR 319, o Instituto Amazônia realizou algumas atividades como o senso da piscicultura, o cadastro da UPF das famílias, georreferenciamento do imóvel e empreendimento aquícola, bem como licenciamento ambiental no IPAAM e orientação sobre boas práticas de manejo na piscicultura.
Sobre as atividades do município
A atividade de aquicultura é bastante expressiva no município, estimando-se em aproximadamente 300 piscicultores. São desenvolvidos pela Unidade Local, entre outras atividades: o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), cadastro da aquicultura e licenciamento ambiental (SDS/IPAAM), elaboração de croqui e georreferenciamento da propriedade.
Para diagnosticar a atual situação da Piscicultura no Município, está sendo realizado o censo de Piscicultura, em parceria Unidade Local do Careiro e Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca.
Em atendimento aos pescadores artesanais, além da emissão de DAPs, são realizados cursos de capacitação (armazenamento do pescado, beneficiamento, técnicas de conservação), palestras, reuniões e orientações técnicas, visando a melhoria da qualidade do pescado ofertado em feiras e mercados do Município.