Mais de 320 produtores são atendidos em Humaitá
Os serviços do Instituto Amazônia e IDAM beneficiaram 327 produtores no município de Humaitá através da prestação do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). A entrega de Declarações de Aptidão ao Pronaf – DAPs, cadastramento para a emissão da Carteira do Produtor Rural, além de 118 visitas técnicas foram as principais ações realizadas pela Unidade Local.
Os técnicos também realizaram o levantamento do prejuízo dos agricultores que residem nas comunidades São Pedro São Paulo, Cintra e Vista Alegre e, que foram afetados com a cheia do rio. Segundo eles, o Rio Madeira que alcançou um nível muito alto atingindo até mesmo as áreas mais altas com plantios antes nunca atingidas, o que levou a perda total dos plantios de banana mandioca, hortaliças e até mesmo culturas mais resistentes como o cacau, cupuaçu e açaí, que em parte ficaram submersas e outras foram arrastadas pela força das correntezas.
Além dos danos nas plantações, muitos agricultores perderam criações de galinha caipira e suínos, devido a rapidez com que as águas subiram, não dando tempo de remover os animais para lugares mais altos. Os agricultores que não foram para a sede do município e que permanecem na área rural deixaram suas casas e estão alojados em pequenas balsas de garimpo, e não sabem se as casas irão resistir às forças das águas. Até mesmo nos técnicos estão tendo dificuldades em chegar até as famílias devido a forte correnteza do rio.