Mais de 50 microempreendedores de Manaus participam da Feira do Paço neste final de semana

Criada em 2016 pelo Instituto Amazônia, a Feira do Paço volta a ser realizada neste final de semana (09 e 10/07), em edição especial, no Centro Histórico de Manaus. O evento é gratuito e conta com uma extensa programação artística e cultural, além de mais de 50 stands de gastronomia e produtos artesanais, que fomentam a economia criativa e o empreendedorismo local.

A tradicional feira de rua, que ocupa as ruas Gabriel Salgado, Bernardo Ramos e parte da Avenida Sete de Setembro, atrai centenas de pessoas ao Marco Zero de Manaus e faz parte do Projeto de Revitalização do Centro Histórico, proposto pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Instituto Amazônia.

“Nós pensamos a feira como uma estratégia de trazer o manauara de volta para a Praça Dom Pedro II, localizada na Ilha de São Vicente, onde o processo de urbanização de Manaus teve início. Esse espaço, por décadas, esteve esquecido, marginalizado, e conseguimos, a médio prazo, conquistar muitos avanços para essa região. Nossa maior alegria é poder inserir os próprios comunitários nos nossos eventos, dando a eles a oportunidade de expor e comercializar seus produtos criativos e gastronômicos, gerando renda, e, acima de tudo, despertar o sentimento de pertencimento e apropriação do lugar onde vivem”, explica o presidente do instituto, Paulo Henrique de Castro.

Há dez anos, a oscip se dedica ao projeto social com a Comunidade São Vicente, atuando com trabalhos de assistência social e segurança alimentar, oferta de cursos e oficinas de capacitação profissional e acompanhamento socioeconômico junto às famílias de baixa renda.

Uma das expositoras do evento, é a moradora Luciana Chaves, que já participou dos cursos de gastronomia, oferecidos gratuitamente aos comunitários pelo Instituto Amazônia. “Estou ansiosa pelo retorno da feira. Espero que dê bastante gente para que eu possa vender tudo o que estou preparando”, comentou a moradora que estará, juntamente com a sua filha Letícia Bianca, no stand Quitutes da Lu que irá vender pratos típicos juninos como bolo de milho, canjica e munguzá, além da moqueca de banana, servida com arroz e farofa de couve, que a microempreendedora aprendeu na oficina de aproveitamento integral de alimentos realizada pelo instituto.

Entre os empreendimentos locais que estarão na Feira do Paço, estão a Kombi Hippie Atelier, Brecho 3-30, Mimos da Onça, Deco Ideias, Dcrafts, WolfPet, Bicho de Feltro, Vitral Art’s, LA Arte Criativa, Geek’slove, Ateliarte, entre outros, além de sebos de livros e vinis.

Programação

Vencedor do Edital n006/2018 do concurso “Prêmios Manaus de Conexões Culturais”, da Prefeitura de Manaus, o projeto Feira do Paço oferece uma ampla programação multicultural, com shows musicais, dança e artes cênicas. Confira a programação:

9 de julho (Sábado)

16h – DJ Emanuel

17h – Campeã das Quadrilhas Manto Azul

18h – Ciranda Emoção do Armando Mendes    

19h – Nicolas Jr. 

20h10 – Agenor, Agostinho e Léo

21h15 – Jonatas (Sanfoneiro)

22h – Trupe de Palhaços – Companhia de Arte Cristã

Dia 10 de julho (Domingo)

16h – DJ Agatha

17h – Quadrilha tradicional Brotinhos de Petrópolis

18h – Campeã das Cirandas Ciranda do Coroado

18h30 – Grupo Rosas Dança de Salão  

18h45 – Adriana Amazonas – Dança do Ventre    

19h – Banda Casa de Caba

20h10 – Alaídenegão

21h15 – Joãozinho do Acordeon

22h – Trupe de Palhaços – Companhia de Arte Cristã

Facebook

Links