Mais de 50 produtores foram beneficiados em Envira
O Instituto Amazônia e IDAM beneficiaram mais de 50 produtores do município de Envira com diversos serviços, como: entrega de Declarações de Aptidão ao Pronaf –DAPs, cadastramento para a emissão da carteira do produtor rural, além de visitas de Assistência Técnica e extensão Rural (ATER).
Além disso, os criadores de animais tiveram a oportunidade de contar com o atendimento clínico que visavam a saúde do rebanho no município, como vacinação contra carbúnculo sintomático e, principalmente, a febre aftosa.
Recentemente o Amazonas foi elevado ao status de “médio risco” contra a febre aftosa junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e, a notícia foi recebida com alegria pelos pecuaristas locais, que acreditam que o Estado está a um passo de conquistar a total imunidade à doença.
Atualmente, dois municípios do Amazonas são reconhecidos pelo MAPA e pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livres de febre aftosa com vacinação. São eles os municípios de Boca do Acre e Guajará que possuem, respectivamente, 346.015 e 35.093 cabeças de gado. Ainda, de acordo com o MAPA, partes dos municípios de Canutama e Lábrea também já são reconhecidas com o status livre de febre aftosa com a vacinação. Para o MAPA o Estado do Amazonas deve receber, em sua totalidade, o status livre de febre aftosa ainda este ano.