Maués recebe cursos para a melhoria da produção local‏

O município de Maués teve a oportunidade de receber, no mês anterior, orientações e cursos voltados para a melhoria da produção local e da qualidade de vida dos produtores e agricultores familiares. Entre as ações realizadas pelo Instituto Amazônia, em parceria com o IDAM, foi a de introdução ao manejo florestal e da produção da cultura de banana.

Na Comunidade Nova Jerusalém, o curso de manejo florestal, que contou com a participação de 15 famílias, visava a produção de pequena escala com técnicas que promovessem o aumento da produtividade, maior segurança na atividade e minimizar o impacto na floresta.

“A ideia foi incentivar o manejo florestal como mais uma alternativa de renda viável economicamente, procurando causar o mínimo de impacto ao meio ambiente e assegurar ao pequeno produtor melhoria da qualidade de vida através do aumento de renda em um produto licenciado”, afirmou a engenheira florestal, Elisangela Souza, que ministrou o curso abordando desde o conceito até os procedimentos técnicos e de segurança necessários.

Outro curso realizado em Maués foi o da cultura da banana, na região do Rio Paracuni na comunidade Sagrado Coração de Jesus, localidade que está tendo um crescimento significativo no cultivo da fruta, assim como também a de maracujá e pimenta de cheiro.

Segundo o engenheiro agrônomo, Paulo Henrique da Silva, foi visto toda a etapa de implantação da cultura, como escolha da área, preparo do solo, separação das mudas para o plantio, adubação das covas, tratos culturais, adubação de cobertura e manejo da colheita e pós-colheita.

Além disso, mais de 60 produtores foram atendidos com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), como visitas técnicas, cadastro para emissão da Carteira do Produtor Primário (CPP) e Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf (DAP).

Facebook

Links