Município de Tonantins recebe serviços do Instituto Amazônia

O município de Tonantins recebeu no último mês diversos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) pelos técnicos do Instituto Amazônia e IDAM. Foram ao todo 62 visitas técnicas e 109 produtores foram atendidos na Unidade Local (Unloc). E ainda foram elaborados 26 projetos para agricultores e mais três para pescadores artesanais, que totalizaram um valor de R$ 208.304,70.

Outro trabalho desenvolvido pelos técnicos foi a intensificação no atendimento aos pecuaristas do município que estão tendo dificuldade de realizar a vacinação contra a febre aftosa por conta da escassez de pasto nas áreas de terra firme, devido a isso eles tem deslocado o rebanho para as áreas de várzea.

Segundo os criadores, o pasto da várzea é melhor e faz o gado engordar depressa durante os seis meses que passa nestas áreas, por outro lado, a falta de infraestrutura geram fatores limitantes que dificultam os procedimentos como vermifugação, controle de natalidade, manejo em bezerros recém-nascidos entre outros.

Além disso, a importância da pesca sustentável e legalizada respeitando sempre o meio ambiente e suas particularidades foi o tema de uma reunião no mês de setembro na comunidade Divino Espírito Santo, que se deu no dia 12 de setembro na ocasião foram abordados assuntos referentes ao início das atividades de despesca em lagos manejados de pirarucu e tambaqui.

Com a pesca legalizada é possível gerar renda para as famílias e impulsionar a economia local. A produção estimada para este ano é de 2.848 unidades de pirarucus manejados, que serão capturados entre os meses de agosto e novembro. Estima se gerar uma renda de aproximadamente R$ 1,5 mi, beneficiando cerca de 380 famílias de 35 comunidades de Tonantins.

Ainda está prevista, a comercialização de 24 toneladas de pirarucu que será realizada por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e que serão doadas no próprio município para entidades como, escolas municipais e estaduais, delegacias, entidades religiosas, associações e famílias em situação de insegurança alimentar.

Facebook

Links