Rede Brasil do Pacto Global discute papel do setor privado na gestão sustentável da água

A Rede Brasil do Pacto Global, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) realiza no domingo (18) evento em Brasília para discutir como as empresas brasileiras vêm trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS número 6, que trata de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

O Water Business Day antecede o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre até sexta-feira (23) na capital federal. O encontro também abordará o ODS número 17, que trata de parcerias e meios de implementação para viabilizar o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

BIE – Banco de Imagens Externas da Agência Senado.
Com risco de escassez de água, parlamentares propõem combate ao desperdício. Os parlamentares ouviram especialistas e avançaram na votação de projetos para promover o uso racional de recursos hídricos.
O Projeto de Lei do Senado (PLS) 112/2013, que tem esse objetivo, foi aprovado no primeiro semestre pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e que aguarda deliberação da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde será votado em decisão terminativa.
Crédito: Pedro França/Agência Senado

 

Rede Brasil do Pacto Global, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) realiza no domingo (18) evento em Brasília para discutir como as empresas brasileiras vêm trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS número 6, que trata de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

O Water Business Day antecede o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre até sexta-feira (23) na capital federal. O encontro também abordará o ODS número 17, que trata de parcerias e meios de implementação para viabilizar o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, estará presente na abertura do evento, às 10h. Ele participará também como coordenador do workshop “Manejo de água para o alcance dos ODS & criação de valor compartilhado”, às 14h, junto com representantes da iniciativa público-privada CEO Water Mandate.

O workshop, que discutirá o manejo da água para o alcance dos ODS e os impactos do setor privado, terá como moderadores representantes de Nestlé, Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Instituto Trata Brasil e Banco do Brasil como relatores. O movimento “Menos Perda, Mais Água”, iniciativa da Rede Brasil, também estará presente.

O resultado do evento será apresentado na sessão especial do 8º Fórum Mundial da Água “Business Day: mensagens e resultados principais”, às 11h do dia 22 de março, quando o setor privado discutirá a questão hídrica junto a instituição governamentais, academia, organizações multilaterais e organizações da sociedade.

O Water Business Day também é realizado por Carbon Disclosure Project (CDP), CEO Water Mandate e World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

Confira a programação completa do evento e faça a sua inscrição.

Rede Brasil do Pacto Global e a questão hídrica

Em 2016, a Rede Brasil do Pacto Global passou a ter um Grupo Temático sobre Água. O foco do grupo é implementar o CEO Water Mandate, que é a plataforma do Pacto Global da ONU que atua com a temática e serve de diretriz para suas atividades. O grupo também dá suporte para a representação da Rede Brasil no 8º Fórum Mundial da Água.

Entre os projetos de destaque da Rede Brasil na área, está o movimento “Menos Perda, Mais Água”, em prol da redução das perdas de água na distribuição. O projeto é liderado pelas empresas Braskem e Sanasa, integrantes do Comitê Brasileiro do Pacto Global.

De acordo com levantamento das empresas distribuidoras, 6,5 bilhões de metros cúbicos de água são desperdiçados anualmente nos sistemas de distribuição urbanos em todo o país. Isso representa 39% de toda a água produzida para o consumo no Brasil.

O prejuízo com as perdas no sistema chega a 8 bilhões de reais por ano. O movimento trabalha principalmente com prefeituras municipais para que, a partir do modelo de negócio adotado, a gestão hídrica seja feita com responsabilidade. As ações seguem as metas e compromissos nacionais e internacionais em relação à oferta de água de qualidade ambiental em seus mananciais.

Facebook

Links