Serviço de ATER fortalece atividades agrícolas em Alvarães

No mês de fevereiro, cerca de 50 agricultores foram atendidos no município de Alvarães pelo Instituto Amazônia e IDAM. Eles foram beneficiados com diversos serviços, entre eles: Declarações de Aptidão ao Pronaf –DAPs, cadastramento para a emissão da Carteira do Produtor Rural, além de visitas de Assistência Técnica e extensão Rural (ATER).

Nas propriedades localizadas na estrada Alvarães/Nogueira, por exemplo, agricultores tem tido sucesso na cultura de melancia através das técnicas utilizadas, piqueteamento, balizamento, espaçamento, abertura de covas, adubação Química e orgânica, e preparo de substrato para semeio de sementes. Com isso, eles tem conseguido triplicar a produção. Na última colheita foram 8.250 frutos para venda e de subsistência familiar.

O serviço de ATER também exerce papel importante junto aos agricultores familiares no apoio à comercialização dos produtos agropecuários, destacadamente no fortalecimento de suas entidades organizativas para acessarem os mercados institucionais, como: Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, Programa de Regionalização da Merenda Escolar – PREME além das redes de Supermercados e Feiras de Produtores.

Facebook

Links