Serviços de ATER levam melhorias para as produções agrícolas de Humaitá‏

Cultura de mandioca, milho e banana de Humaitá recebem orientações dos técnicos do Instituto Amazônia para a melhoria da produção. No último mês, mais de 150 produtores do município contaram com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que contribuem para a qualidade das atividades desenvolvidas pela agricultura familiar, assim como o acesso as políticas públicas do governo.

Na ocasião das 176 visitas técnicas foram realizadas, entre elas, supervisão de crédito de projetos contratados e liberados para o cultivo da mandioca através da AFEAM e Banco da Amazônia. Além disso, a população recebeu orientações relacionadas ao meio ambiente como preservação das Áreas de Preservação Permanente (APP), uso de agrotóxicos e destino do lixo.

Também foi realizado em Humaitá o diagnóstico da Unidade de Produção  Familiar (UPF), das famílias que ainda não haviam sido cadastradas além do cadastro para emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e levantamento para emissão de Carteira de Produtor Rural.

Ao todo, 14 DAPs foram emitidas para produtores rurais das comunidades ribeirinhas para que possam ser beneficiadas com projetos agropecuários com recursos destinado à investimentos rurais.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os agricultores familiares do país tem à disposição R$ 18 bilhões para as linhas de custeio, investimento e comercialização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Facebook

Links