Serviços realizados pelo Instituto fomentam ainda mais setor primário de Manacapuru

Conhecida como a terra da ciranda, Manacapuru também se destaca no setor primário. A agricultura é uma das principais fontes econômicas. O município é o maior produtor nacional de juta, tendo destaque também para outros produtos como a mandioca, banana, milho, laranja, feijão, café e hortaliças.

A pecuária e a pesca também constituem um forte empreendedor econômico do município, com destaque para a criação de bovinos equinos e suínos. A avicultura também concentra uma representação econômica para a cidade. O extrativismo vegetal ainda é uma atividade de grande significado para a economia local, através da exploração de produtos como a borracha, pupunha e madeira.

Para que o município continue se desenvolvendo por meio do seu setor primário, o Instituto Amazônia e o IDAM têm disponibilizado uma equipe de profissionais para prestar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que entre suas atividades realizam cursos, visitas técnicas, demonstrações de métodos, entre outras.

Só em junho foram realizadas 82 visitas técnicas a plantios de mandioca, cupuaçu, coco, pimenta doce, entre outras áreas de produção.  Agricultores receberam orientações sobre a documentação necessária para acesso a Carteira de Produtor e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Também foi acompanhada a Unidade Demonstrativa de Cultivo de hortaliças em Sistema Protegido e coleta de solo para análise. Já na Unidade Local do Instituto foram atendidos 171 produtores e agricultores familiares.

No total, 155 agricultores realizaram cadastro para receber a Carteira do Produtor Rural e foram emitidas 53 DAPs.

Na Comunidade São José/Lago do Calado I – Furo do Calado, agricultores familiares participaram de uma palestra, onde foram tratados os seguintes assuntos: regularização ambiental através do Cadastro Ambiental Rural-CAR; informações sobre documentos necessários para a emissão de DAP e Declaração de Carteira do Produtor e Sobre Linhas de Crédito Rural.

 

Facebook

Links