Show e dança na rua marcam inauguração da Casa da Música

Durante a inauguração da Casa da Música, que aconteceu na última sexta-feira (30), ritmos como Bossa Nova e Chorinho, interpretados pelos grandes artistas do cenário musical amazonense, Cláudio Abrantes e Rinaldo Buzaglo, fizeram o público dançar, se divertir e, ainda, relembrar clássicos da Música Popular Brasileira.

Instrumentos de sopro como saxofone, flauta e trombone, acompanhados pelo som das cordas do violão, foram suficientes para embalar os convidados e moradores da Comunidade São Vicente, que agora foram contemplados com mais um espaço cultural, implantado pelo Instituto Amazônia, na Rua Frei José dos Inocentes.

11

A leveza e a elegância nos passos dos integrantes do Projeto de Extensão ‘Rosas’ da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram atração à parte. Sob a coordenação do professor Marcus Vinícius Prudente, os bailarinos deram um show de dança e interpretação durante todo o evento.

O público pôde retratar a Manaus de antigamente a partir de acessórios como plumas e tiaras, que fazem parte do acervo do Instituto Amazônia e estavam disponíveis durante a inauguração da casa. Com os adereços, os amantes da Belle Epoque puderam reviver e registrar em fotografias as cores, os brilhos e o glamour da época.

 

 

Situado ao lado da Casa da Música, o espaço cultural Caminhos da Arte também abriu suas portas durante o evento para uma apresentação artística em tecido. A criançada foi o público principal e acompanhou de perto o espetáculo. Os palhaços da Companhia de Arte Cristã, companhia responsável pelas atividades no Caminhos da Arte, deram todo o apoio e suporte no cuidado com as crianças.

 

As obras do artista Di Paradise coloriram o ambiente e deram o tom da festa. A imagem que retrata o emblemático Teatro Amazonas, com cores alegres e itens amazônicos, foi o cenário escolhido para compor o palco. Outras obras de artistas locais podem ser conferidas na Casa do Frei, situada também na Rua Frei José dos Inocentes. Ela funciona como sede do braço social do Projeto de Requalificação do Espaço São Vicente, idealizado pelo Instituto Amazônia, responsável por todas as ações de cunho social e cultural junto à comunidade.

Casa da Música

dsc_6294

dsc_6314

A casa abriu suas portas durante a inauguração na última sexta-feira (30) e a partir desta semana serão iniciadas as aulas de instrumento e voz. Estão sendo ofertados 11 cursos nas modalidades de violão, violino, flauta, piano, bateria, saxofone, entre outros. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone: 99299-9728.

Para administrar a casa e coordenar os cursos, o instituto convidou o maestro, flautista e saxofonista amazonense Cláudio Abrantes, que, além de talentoso e competente, é um grande parceiro dos projetos do Instituto Amazônia com destaque nas participações musicais dos eventos ‘As portas do passado abrindo as janelas para o futuro’ e ‘Feira do Paço’, realizados pelo instituto.

Com duas aulas semanais os cursos possuem o investimento de R$ 120,00 por mês. O primeiro módulo dos cursos na Casa da Música tem a duração de 3 meses. As vagas para os 11 cursos de instrumento e voz disponíveis estão abertas e a pré-inscrição pode ser realizada no link abaixo:

https://goo.gl/forms/w7BPMOtbmWGDRrTs2

Confira a relação de cursos, dias e horários abaixo:

Violão – Terças e Quintas, das 15h às 16h30  (a partir dos 12 anos. 10 vagas)

Violino Infantil – Segundas e Quartas, das 15h às 16h30 (faixa etária de 6 a 12 anos. 10 vagas)

Flauta Doce – Segundas e Quartas, das 15h às 16h30 (faixa etária de 6 a 12 anos. 15 vagas)

Coral Infantil – Segundas e Quartas, das 15h às 16h30 (faixa etária de 6 a 12 anos. 20 vagas)

Musicalização Infantil – Terças e Quintas, das 15h às 16h30 (faixa etária de 6 a 12 anos. 20 vagas)

Violino – Terças e Quintas, das 15h às 16h30 (a partir de 12 anos. 10 vagas)

Piano – Segundas e Quartas / Terças e Quintas (a partir das 14h) / E aos sábados, a partir das 9h

(a partir de 12 anos. 9 vagas)

Flauta Transversal – Segundas e Quartas, das 15h às 16h30 (nível iniciante) / Terças e Quintas, das 15h às 16h30 e aos sábados (nível avançado)

(a partir dos 12 anos. 10 vagas)

Saxofone – Segundas e Quartas, das 15h às 16h30 (nível avançado) / Terças e Quintas, das 15h às 16h / E aos sábado, a partir das 10h

(a partir de 12 anos. 5 vagas)

Bateria – Segundas e Quartas / Terças e Quintas , a partir das 14h 

(a partir de 12 anos. 6 vagas)

Percussão Orgânica – Segundas e Quartas / Terças e Quintas, das 15h às 16h30

(nível iniciante. 5 vagas)

 

Espaço São Vicente

A abertura da casa vem ao encontro das ações de desenvolvimento sociocultural promovidas pelo Instituto Amazônia por meio do projeto de Requalificação Urbana do Espaço São Vicente. Dentro dessa iniciativa, que propõe a readequação arquitetônica desse fragmento do sítio histórico, estão as atividades de cunho cultural, educativo e formativo através do braço social ‘Caminhos do Frei’.

 

Facebook

Links